terça-feira, 24 de setembro de 2013

Reencontrando o Equilíbrio

Quando você está sendo muito pressionado e os níveis de estresse já se mostram alterados, chega o momento de rever o estilo de vida e determinar mudanças onde forem necessárias. Antes de trabalhar essas mudanças é importante reconhecer e descobrir a origem do desequilíbrio, através de um momento consigo mesmo, de se sentir. O estresse e a tensão podem mascarar as informações enviadas para o cérebro por milhares de terminações nervosas sensoriais do corpo. Assim, você vai perdendo o contato consigo mesmo e não percebe o cansaço até que ele se transforma em exaustão, não tem percepção da tensão até que ela se torna insuportável e traz como consequência uma série de dores e problemas físicos.
Quando você chega a esse ponto, é imperativo aprender a desacelerar e a se reconectar com os ritmos naturais do corpo, da mente e do espírito.
O Yoga é um caminho muito eficiente no reencontro do equilíbrio, pois funciona em todos os níveis - corporal, mental espiritual - reconectando você com seu verdadeiro ser.
Alongamentos (ásanas) descontraem as tensões musculares e flexibilizam as articulações, além de manter a saúde geral do corpo. As técnicas de relaxamento ajudam a liberar a tensão e revigorar o organismo. A respiração faz a conexão entre o corpo e a mente. Técnicas simples incentivam a tranquilidade mental e ensinam as partes "pensantes" do cérebro a relaxar e descansar. São momentos de crescimento e autopercepção que fazem grande diferença no dia a dia e na forma como você lida com todas as situações e desafios da vida.
Sempre o melhor para você!!!
Namastê!!!


sábado, 21 de setembro de 2013

Mandala: a Dança em torno do Centro

A lei do mundo é o movimento, a lei do centro é a quietude. Viver no mundo é movimento, atividade, dança. Nossa vida é um dançar constante ao redor do centro, um incessante circundar o Uno invisível ao qual nós - tal como o círculo - devemos nossa existência. Vivemos do ponto central - ainda que não o possamos perceber - e temos saudades dele. Fazemos tudo o que fazemos porque estamos à procura do centro, do nosso centro, do centro.
Por trás de toda ação há o desejo de mudança, e nisso se revela a nossa insatisfação com uma determinada situação. Enquanto estiver no mundo, o homem sempre vai agir e modificar, pois não pode haver no mundo uma satisfação permanente. Só quando atingimos o centro, quando pisamos no ponto, é que nos redimimos e nos livramos da insatisfação. Precisamos aprender a traçar nossos círculos, a fazer com que eles se tornem cada vez menores até que toda a nossa vida gire em torno DELE, do ponto.
O girar contínuo ao redor do nosso centro é o modelo arquetípico da nossa vida e é o modelo fundamental da dança. A mandala é a dança ao redor do centro. É a descoberta do Todo dentro da parte e da parte dentro do Todo. O próprio Universo é uma mandala composta de incontáveis mandalas das mais diversas dimensões.
(Mandalas - Rudiger Dahlke)








quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Grandes conquistas em um Relaxamento

Depois que seus pés sentiram firmes o chão, que suas pernas se mostraram tão fortes , que seus braços se abriram e te mostraram o caminho da expansão e de uma força que estrutura na firmeza de um bom apoio. Depois de sentir o perfeito equilíbrio, de sentir o efeito de uma flexão, de uma torção, de tantas massagens internas, de sentir o movimento de cada respiração. Depois você se entrega. "Shavásana" é o nome da postura. Deitado, aconchegado ao chão, tão bom. Shavásana quer dizer: postura imóvel. E como é bom ficar assim, somente sentindo, sentindo a deliciosa sensação de conquista. A conquista de seu silêncio, não a ausência de sons, porque uma música nesse momento é bem-vinda. A ausência da agitação, da ansiedade que estava incomodando, cansando. O corpo fica pedindo a pausa e vai entendendo todo o trabalho realizado. Vai registrando tudo e criando uma memória nova. Muito mais leve, muito mais saudável. O relaxamento vai surgindo e se mostra um aliado neste grande resgate de você, de todas as tuas partes que ficaram espalhadas pelo mundo. Um pouco de você ficou naquela discussão, nas preocupações, nos outros...nas coisas da vida. E vem a necessidade de se encontrar, de sentir, de se amar. Nem é tão complicado, é só parar um pouquinho que sua natureza já se mostra. Os registros mentais surgem e revelam que certas coisas nem eram tão importantes e que outras tomaram a forma que você quis dar. Então é só olhar, contemplar que a mente pode parar um pouco o seu constante falar. Ao contemplar você percebe um "se afastar" e naturalmente tudo fica quieto. E você descansa e se encontra na mais perfeita sintonia com o melhor. E abre espaço para o novo e para uma visão muito mais ampla e clara da sua vida, de tudo ao seu redor.O relaxamento é um presente, permita-se viver com mais leveza.
O melhor sempre!!!
Namastê!!!


terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Semente da Vitória - Nuno Cobra

O corpo é o nosso templo sagrado. Quando você quiser encontrar paz de espírito, recolha-se ao seu interior, mergulhe no seu mais profundo eu. Não há necessidade de exageros, como aqueles que se embrenham nas montanhas e ficam lá por vários meses meditando. Mas seria muito valioso se as pessoas pudessem se dar vinte a trinta minutos diários de um profundo relaxamento ou mesmo de uma meditação, assim recebendo essa energia sideral que penetra em nosso planeta e está à disposição de todos para buscar a paz interior. Para experimentar a plenitude de vida que essa paz oferece.
Mesmo que algumas pessoas não consigam entrar nesse estado meditativo, o simples fato de estarem completamente relaxadas é o bastante para alegrar seu organismo e promover um equilíbrio químico interno e um aproveitamento intenso dessa fantástica energia do Universo.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Yoga e Educação

O verdadeiro valor da Educação não se baseia em teoria, mas na prática. 
J.Krishnamurti, destacou a importância da Educação: "Educação significa provocar mudanças na mente, não na dos outros, mas na própria. Para que se preocupar em mudar os outros? Mude a si mesmo. Queremos mudar todo o mundo, menos a nós mesmos". Essa é exatamente a posição do Yoga; o treinamento yóguico começa com cada um. Todas as práticas do Yoga são individuais. Se você se modificar, os outros serão modificados.
Se o Yoga é educação, significa aprender bem mais do que ensinar. A felicidade está em aprender a se controlar. A palavra Swami não significa um mestre que tem seguidores, significa renunciar - alguém que tem controle sobre seus desejos e instintos. Assim, apesar de esse tipo de controle não ser fácil, o Yoga tem um meio, através de suas várias técnicas, pelo qual é possível transformar-se, isto é, tomar conta da própria educação.
YOGA APLICADA da teoria à prática - Mahomar Laxman Gharote

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

dizer SIM para os Sentimentos

Nós tardamos muito a entender que todas as experiências - positivas ou negativas - são as maiores dádivas que recebemos, dádivas para libertar a verdade em nós. Ocorre que a vida, com os seus altos e baixos, é a nossa única mestra verdadeira. 

Reshad Field

 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Seu Momento de Poder é AGORA!!!

Seu momento de poder é AGORA!!!
Sente a presença.
A sabedoria ancestral nos ensina que tudo está interligado e quando estamos conectados, contemplamos todas as bênçãos e curas que recebemos todos os dias.
Observa o poder da tua Palavra, palavra é decreto, tem força.
Veja quem está no comando, você o Ser ou o personagem que você criou para ficar legal no mundo.
A crise e a dor são um chamado para a mudança.
Vida é aprendizado contínuo. 
Olha para todas as tuas partes e para as partes que você lançou para o mundo.
Seu momento de poder é Agora! Momento de resgatar as tuas partes e se tornar inteiro, pleno de si.
Hoje é o dia certo!
Tenha uma boa vida!
Namastê!!!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Poder das Mandalas
Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo ou orbe, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o Homem e o Universo. A consciência de estarmos todos interligados e conectados com a perfeita engrenagem da vida.
Em todas as culturas e entre todos os povos a Mandala surge como um símbolo de conexão entre o homem consigo mesmo e com o Todo. Cada cor, forma, configuração e expressão da imagem de uma Mandala tem um significado e um efeito no campo energético e vibracional, criando equilíbrio e harmonia que vão atuar no campo físico, mental e emocional. Cada espaço e partes de uma Mandala tem grande importância no equilíbrio de toda a sua estrutura, portanto a mensagem das Mandalas é: Se todas as nossas partes estão em harmonia com certeza vibramos na mais perfeita sintonia com as belezas e bênçãos do Universo.
Focar a imagem de uma Mandala traz calma e e a consciência da conexão com as forças internas e externas. As Mandalas trabalham no equilíbrio dos ambientes e trazem beleza e a força da fluidez, consciência de que nada está estático no Universo e tudo e todos estamos conectados evoluindo sempre.
Que lindas Mandalas iluminem seus caminhos.
Em sintonia com o melhor, sempre!!!
Namastê!!!