quinta-feira, 17 de outubro de 2013

YOGA para Gestantes

Yoga para Gestantes

A prática de Yoga para gestantes tem como objetivo trazer para a mãe e para o filho momentos inesquecíveis de amor, harmonia, saúde e celebração, fazendo da gestação e do nascimento um ritual de iniciação, devoção e consagração cósmica. Cada momento vivido é sagrado e um encontro de amor consigo mesma e com o bebê.
Ao longo dos nove meses, a mãe vai criando condições físicas, mentais, emocionais e espirituais para que o novo ser possa enfrentar os desafios do próprio nascimento e viver a vida plenamente.
Durante toda a prática do Yoga, o enfoque deve ser o interior. É importante que em cada movimento a mãe traga a consciência para o bebê e o imagine dentro do útero, flutuando livremente, rodeado pela energia distribuída pelos ásanas, as posturas do yoga. Essas posturas criam uma agradável sensação de poder e força, para que ao "dar a luz", a força se faça presente junto com toda sua serenidade e confiança.
A respiração oxigena o bebê por meio do funículo umbilical, a via de comunicação entre mãe e filho. O bebê dentro do útero liga-se ao pulsar rítmico da respiração, recebendo sensações agradáveis, o que favorece seu crescimento. 
Para a gestante os exercícios respiratórios, pranayamas, além de aumentarem o fluxo de energia vital, relaxam e distendem, tornando assim mais flexível a musculatura da parede abdominal e da região torácica. Eles também ajudam a equilibrar as emoções, melhorando a concentração e trazendo bem-estar, serenidade, calma, fundamentais no trabalho de parto.
O estado de relaxamento deve acompanhar toda a prática e nos momentos de relaxamento mais profundos é de vital importância que a mãe tenha plena consciência da importância dos momentos de descanso, que nenhum esforço seja excessivo e que tudo flua no mais perfeito equilíbrio.
Uma gestação saudável e tranquila, pensamentos prósperos e positivos criam segurança, a confiança num parto fácil e feliz. E com certeza bebês muito mais saudáveis e felizes.
Namastê!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário