terça-feira, 4 de agosto de 2015

Mãos

"Em hebraico, a mão é simbolizada pela letra Y (yod), que encontrada no tetragrama YHVH,  que significa Javeh ( yod hé vav hé ), DIVINO. A palavra mão está ligada ao conhecimento. Tocar a mão, apertar a mão, é se apresentar, é firmar um conhecimento. Através da imposição das mãos comunicamos nossa energia, nosso coração. Na nossa mão há a mão da vida. Em determinadas práticas orientais, trabalha-se muito com mudras, que são gestos rituais das mãos e dos dedos. Fazendo as mãos dançarem, podemos curar uma pessoa. É verdade que a ponta dos dedos está ligada ao cérebro. Há um elo entre as mãos e o cérebro. Quando temos as mãos ocupadas em um trabalho manual, quando temos alguma coisa entre as mãos, nosso mental, nossa psique, se acalma.
O polegar na tradição antiga, representa o dedo de Vênus e também a cabeça.
O indicador é o dedo de Júpiter e está ligado à vesícula biliar.
O médio é o dedo de Saturno e está ligado ao baço/pâncreas.
O anular é o dedo do Sol e está ligado ao fígado.
O mínimo é o dedo de Mercúrio, ligado ao coração.
Veja então que, na antropologia antiga, esta relação é feita entre uma parte do corpo humano e todo universo, todos os planetas com os quais esta parte está em ressonância. Pegamos nas mãos de alguém para cuidá-lo - na reflexologia existem técnicas muito precisas sobre isso. Podemos trabalhar os pés, as mãos, as orelhas, porque cada parte está ligada à totalidade do corpo. Podemos cuidar do fígado, do pâncreas, da vesícula biliar, simplesmente massageando e trabalhando as mãos. Nos mudras, nos gestos simbólicos das danças indianas, existe não só uma função estética como também uma função curadora." 
 O Corpo e seus Símbolos - Jean-Yves Leloup

Mãos que tocam, que cuidam, que constroem, que fazem, que acariciam, que acenam, que cumprimentam, que curam............ Mãos de Luz!!!! NAMASTÊ!!!! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário